top of page

OMS declara que Covid-19 não é mais uma Emergência Global de Saúde



A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira que a Covid-19 não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A doença estava classificada no mais alto nível de alerta desde janeiro de 2020.


A decisão foi tomada pelo Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e acatada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.


Segundo Tedros, o momento atual é de transição para o gerenciamento da Covid-19, juntamente com outras doenças infecciosas. Durante a sessão deliberativa, os membros do comitê destacaram a tendência decrescente no número de mortes pela pandemia, além do declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva. Também foi levado em conta o alto nível de imunidade da população ao vírus causador da doença.


No entanto, Tedros enfatizou que essa notícia não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça global à saúde. Ele afirmou que o vírus ainda continua a matar e a sofrer mutações. Na última semana, a Covid-19 causou uma morte a cada três minutos e milhares de pacientes ainda estão lutando pela vida em unidades de terapia intensiva. Além disso, milhões de pessoas continuam a viver com os efeitos debilitantes da condição pós-Covid-19.