MAFRA Reciclar a Valer +





A Câmara Municipal de Mafra, lidera o projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ em parceria com diversas entidades do setor, possibilitou a recolha de mais de 2,5 milhões de embalagens usadas de bebidas ao longo de 14 meses.


"O objetivo da iniciativa, que decorreu entre abril de 2021 e junho de 2022, foi incentivar a deposição seletiva deste tipo de embalagens e contribuir para um maior envolvimento dos cidadãos no processo da reciclagem".


A maior parte das embalagens recolhidas corresponde a plástico PET (82%) e o restante é alumínio (18%). Mais de 71 toneladas de embalagens foram enviadas para reciclagem.


A adesão dos cidadãos ao projeto registou um crescimento gradual. Entre janeiro a março, a título de exemplo, verificou-se uma subida de 46% na recolha diária de embalagens.

O projeto contemplou a atribuição de vales de desconto pela entrega de embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. Os valores variam de acordo com a volumetria (2 cêntimos para as embalagens inferiores a 0,50 litros e 5 cêntimos para as superiores a 0,50 litros e até 3 litros). No total, foram distribuídos 90 mil euros em incentivos.

Esta rede de equipamentos, estão localizados em 6 escolas do Município de Mafra e distribuídos pelo total de 6 lojas Lidl, Minipreço e Pingo Doce

O projeto contou com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que implementaram os equipamentos de recolha no concelho; da Tratolixo, para onde foram encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas; e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que apoiaram a monitorização e avaliação do projeto.

A vereadora da Câmara Municipal de Mafra, Lúcia Bonifácio, lembra que “a defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos. Continue a participar, entregando as suas embalagens, uma vez que este projeto tem continuidade. As 12 máquinas irão continuar ao serviço da população. Recicle por si, pelo ambiente e por uma economia mais circular!


Mais informação em www.cm-mafra.pt/p/mafrareciclaravalermais.





13/07/2022

Posts recentes

Ver tudo