Informação especial | Persistência de tempo muito quente




Desde o dia 6 de julho que se registam em Portugal Continental, valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar. Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seca, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, com exceção do litoral.


Esta situação irá agravar-se a partir de amanhã, dia 12, prevendo-se que grande parte do território alcance valores de temperatura máxima superiores a 40°C durante os próximos dias, refere comunicado.

Deste modo, prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer nos dias 13 ou 14 em alguns locais, em especial no Alentejo onde se poderá registar valores da ordem de 46°C, no vale do Tejo, com 45°C, o comunicado informa que mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até à noite de 14 para 15.


Tendo em conta a previsão meteorológica, fundamentalmente em relação à temperatura máxima, o IPMA irá emitir avisos vermelhos de tempo quente para alguns distritos, o mais elevado na escala de avisos.


Segundo o IMPA, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.


O IMPA informa que este comunicado será atualizado caso se justifique.


Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:


http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/


http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Posts recentes

Ver tudo