GNR e PSP reforçam sensibilização e fiscalização no Ano Novo








Já é habitual o reforço das ações de sensibilização e fiscalização das Forças de Segurança nas épocas de Natal e Ano Novo.


Decorre até 2 de janeiro, com o objetivo de intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego durante este período, através do esforço de patrulhamento, de forma a garantir as festividades e as deslocações em segurança.




Durante a operação, serão empenhadas várias valências das diversas Unidades da GNR, em várias ações de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, estando particularmente atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente excesso de velocidade, manobras perigosas, correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, utilização indevida do telemóvel, circulação correta na via mais à direita, bem como a incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.




Também a Polícia de Segurança Pública (PSP) já deu início à operação "Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2021-2022", com o lema "Celebre connosco em segurança", reforçando a sua presença nas estradas até 3 de janeiro.


A PSP aumentará a sua presença na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção de ocorrências, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos. Por estes dias, a Polícia vai intensificar a realização de operações de fiscalização, com especial incidência nas principais causas da sinistralidade: velocidade excessiva, uso do telemóvel durante a condução, não uso de cinto de segurança e sistemas de retenção e condução sob o efeito de álcool e substâncias psicotrópicas.




Publicado em 26/12/2021