top of page

Covid-19 | Apresenta uma tendência decrescente. Aumento da prevalência da sub-linhagem BQ.1.


23.12.2022



No Relatório n.º 2 de Resposta Sazonal em Saúde - Vigilância e Monitorização publicado hoje pela DGS, a notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 apresentou uma tendência decrescente.

A análise epidemiológica dos indicadores de COVID-19 deve ter em conta as alterações na notificação laboratorial no início de outubro 2022 (quebra de série). A variante de SARS-CoV-2 Omicron BA.5 manteve-se dominante, com aumento da prevalência da sub-linhagem BQ.1.


Mortalidade SARS-CoV-2 em Portugal


O relatório ainda informa, que a mortalidade específica por COVID-19 apresentou uma tendência estável, abaixo do limiar recomendado pelo ECDC (20 óbitos devido à COVID-19 a 14 dias por milhão de habitantes).


Situação internacional

Relativamente à infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 a nível mundial, na semana 50/2022, o número de novos casos reportados aumentou ligeiramente (+3%, em relação à semana anterior). A linhagem BA.5 continuou a ser dominante. Na região europeia, registou-se uma diminuição (-16%) no número de novos casos notificados e uma diminuição (-22%) no número de óbitos por COVID-19 face à semana anterior.

bottom of page