Clima | A chuva está de volta





A partir do meio da tarde de dia 18 de outubro, terça-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental. O posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente. Desta forma, prevê-se que o resto desta semana seja caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental.


Na noite de 18 para 19, uma superfície frontal fria deverá atravessar o território, com ocorrência de precipitação por vezes forte, inicialmente no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território, assim como uma intensificação do vento, que será por vezes forte no litoral e nas terras altas. Com a passagem deste sistema frontal será de esperar uma descida das temperaturas para valores próximos do normal para a época, a partir de quarta-feira dia 19.


A persistência deste fluxo do quadrante sul ao longo dos restantes dias da semana permitirá a chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico. Esta situação meteorológica deverá originar diversos períodos de precipitação persistente, podendo esta ser por vezes ser forte, acompanhada de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas.


Salienta-se ainda um aumento gradual da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional, devendo ser superior a 4 metros no litoral oeste na quinta-feira dia 19.